Como configurar o meu roteador wireless ?
1.) Conectando os cabos corretamente:

O primeiro passo para que sua conexão possa ser configurada é conectar os cabos corretamente. Basicamente todo roteador possui uma entrada WAN (tem escrito sobre ou sob a porta) e várias entradas LAN. Na entrada WAN você deve conectar o cabo da internet e nas portas LANs os cabos dos computadores que usarão a internet compartilhada. Observe a imagem abaixo:

router
O cabo da esquerda (1) está conectado na porta WAN e é o cabo da internet.
O cabo da direita (2) está sendo conectado numa porta LAN, e é o cabo de um computador que usará o acesso compartilhado pelo roteador.



2.) Acesso para configurar o roteador:

O segundo passo é acessar o roteador através do navegador. Para isso, você necessita descobrir o IP dele. Para descobrir o IP do roteador faça o seguinte… Mesmo sem ter configurado nada, conecte o cabo de rede do computador que será usado para configurar o roteador a uma das portas LAN do roteador e siga os seguintes passos:

• Vá até o menu Iniciar, depois em Executar, digite: cmd e dê um ENTER;
• Ao abrir o prompt de comando, digite: ipconfig e dê um ENTER;
• Nas informações que aparecerá, procure o número IP do 'Gateway Padrão' e anote.

Pronto, descoberto o IP do roteador vamos à sua configuração. Abra seu navegador e digite: 'IP DO ROTEADOR' (o IP que você anotou com os pontos). Muito provavelmente o roteador exigirá uma autenticação para poder liberar seu acesso. Abaixo você confere os usuários e senhas padrão de fábrica dos principais fabricantes:

Tabela

Depois de logar no roteador vá para o próximo passo, que é a configuração do roteador em si.

3.) Configurando o seu roteador:

A configuração de roteadores é dividida em dois tópicos: A configuração da rede WAN, ou seja, a configuração da sua conexão com a internet e a configuração da rede LAN, que é a configuração necessária para que a conexão seja distribuida entre os computadores.

Configurando a LAN:

- Escolha a opção “LAN” e altere a Lan para:
- IP: 192.168.1.1
- Sub: 255.255.255.0
- E depois clica em "SALVAR"

Configurando a WAN:

- Para configurar a WAN tem que se certificar de como é o funcionamento da sua conexão de internet. Para funcionamento com a 3AX Internet, deixe em modo IP Dinâmico (DHCP);
- Depois clica em "SALVAR".


4.) Configuração da Wireless e Senha:

Essas configurações serão de responsabilidade de cada cliente. O nome do SSID poderá ser qualquer um que vocês escolher. Exemplos: Meu_Wifi, ou Wifi_Casa, Minha_Rede_Sem_Fio, etc.
Recomendamos deixar a senha com tipo de criptografia "WPA2 - PSK", no mínimo, 8 caracteres a sua escolha.

Pronto. Seu roteador está configurado para compartilhar sua conexão com outros computadores.